Pesquisa mostra que a confiança dos cristãos em relação às igrejas vem caindo; pentecostais são os que mais confiam

Pesquisa mostra que a confiança dos cristãos em relação às igrejas vem caindo; pentecostais são os que mais confiam
Uma pesquisa recentemente divulgada pela ONG Latinobarómetro, com dados de 2010, mostra o nível de confiança dos cristãos em relação às igrejas. A pesquisa, feita em todos os países da America Latina, mostrou que os pentecostais são o grupo que mais confiam nas instituições.
A pesquisa também abordou outros temas ligados à sociedade, como educação, democracia, segurança e cidadania. Segundo o site Gospel Prime, em geral, os latino-americanos estão mais exigentes em relação às obrigações do Estado e com os serviços prestados pelo setor privado.
Apesar do crescimento de evangélicos em toda a América, a confiança dos fieis nas igrejas vem caindo consideravelmente. A comparação dos dados de 1995 com os obtidos em 2010 mostra que os fiéis que afirmam ter “Muita Confiança” caiu de 58% para 45%. Em contrapartida, os que alegam ter “Alguma Confiança” subiu de 16% para 37%, enquanto que os que possuem “Pouca Confiança” variou de 17% para 12%, e “Nenhuma Confiança” caiu de 9% para 6%.
Se os dados mencionados acima forem divididos entre pentecostais, protestantes tradicionais e católicos, pode-se enxergar que os pentecostais são os que mais confiam, entre os cristãos.
O índice de “Muita Confiança” dos pentecostais é de 67,2%, contra 56,8% dos protestantes e 53,6% dos católicos; os pentecostais que possuem “Alguma Confiança” são 15,8%, os protestantes 20,1% e os católicos 25,3%; “Pouca Confiança” o índice dos pentecostais é 11,1%, os protestantes 16,0% e os católicos 14,3%; e no último quesito, os pentecostais são o grupo com menor índice de descrença: 5,9% não tem nenhuma confiança, contra 7,1% dos protestantes e 6,8% dos católicos.
A pesquisa não divulgou informações sobre dados comparativos da escolaridade dos pesquisados e sua relação de confiança com as igrejas.
Fonte: Gospel+

Nenhum comentário:

Seguidores